Nesta quarta-feira (09), completa um mês que o Governo do Estado entregou a avenida Ananin e o viaduto ligado à avenida na BR-316, beneficiando a população de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. As mudanças trouxeram mais infraestrutura e mobilidade para os moradores.
 
“Foi uma melhora significativa. Para quem levava filho para escola e passava por cima da ponte, às vezes enchia e tinha que passar por cima da água para não molhar as crianças. As irmãs da igreja que eu congrego caíam na ponte para ir ao culto. Até o fluxo de policiais intensificou”, comemora a dona de casa Erika dos Santos, moradora do conjunto Maguariaçu há cinco anos.
 
A autônoma Luana Cordeiro também celebrou a entrega da avenida Ananin. Ela mora com a família em uma via paralela e trabalha em um ponto comercial às margens da nova via.
 
 
“Quando a gente veio pra cá, andava em cima da ponte; era só um aningal nessa rotatória. Quando chovia, a água dava no meio das pernas. Mudou muito, agora temos como ir e vir, pegar um carro de aplicativo, que não entrava aqui pela questão da segurança, além das rotas de entrada e saída, que não tinham”, relata a moradora.
 
Ananin - A avenida Ananin é uma nova rota de acesso dos bairros Guajará e Cidade Nova à BR-316. A avenida tem pista dupla, ciclofaixa ao longo de seus 1,8 quilômetros de extensão, calçadas com acessibilidade, abrigos para ônibus e paisagismo. Além de ser uma alternativa para o fluxo, também proporciona melhoria na qualidade de vida de moradores de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Com a infraestrutura implantada, ambulâncias e viaturas têm acesso à avenida, levando mais segurança e valorizando a moradia dos residentes no local. “A Ananin permite uma nova rota de tráfego, tanto nesse período em que a BR está em obras, quanto após. A implantação da avenida possibilita aos moradores da região uma melhor condição de acesso e mobilidade, uma vez que por lá passarão linhas de ônibus. A avenida está equipada com ciclovia, e as pessoas que utilizam bicicleta no seu dia a dia terão uma condição mais segura de trafegar”, destaca o diretor-geral do NGTM, Eduardo Ribeiro.
 
Ela também é estratégica para o projeto do BRT Metropolitano, pois possibilitará que os ônibus chamados “alimentadores” – que vão buscar os passageiros nos bairros – possam acessar o Terminal de Integração de Ananindeua, de onde os ônibus expressos partirão para Belém sem precisar trafegar pela rodovia BR-316. Outras melhorias da via também estão ocorrendo. “Com a conclusão das obras civis, de pavimentação, calçadas e sinalização da via, demos início às atividades de melhoramento das condições de iluminação da avenida Ananin para permitir maior segurança no trânsito noturno de pedestres, ciclistas e veículos, que aumentou sensivelmente com o incremento do uso pela população de Ananindeua”, afirma Alberto Matta, diretor de obras do NGTM.
 
 
Texto: Thais Rezende/ Ascom NGTM

Veja Também