A mobilidade urbana e o transporte público foram tema de uma reunião entre diretores do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e a Prefeitura de Marituba, realizada nesta quinta-feira (14), na sede da Prefeitura da cidade, que fica na Região Metropolitana de Belém. Marituba, Ananindeua e Benevides serão os municípios beneficiados pelo futuro BRT Metropolitano, que vai reduzir o tempo de viagem e oferecer um transporte mais seguro e confortável para quem mora nesses municípios e precisa chegar ao centro da capital.

Na ocasião, os diretores Eduardo Ribeiro, diretor-geral do NGTM, e Paulo Ribeiro, assessor técnico, explicaram à prefeita Patrícia Alencar e ao secretário de Trânsito e Transporte de Marituba, Leonan Moura, sobre o andamento das obras e funcionamento operacional do sistema integrado de transporte, previsto para iniciar em 2024.

“Estamos com várias frentes de obras, inclusive com trabalho noturno na BR-316. O objetivo é avançar o cronograma com o verão. Em Marituba, vamos ter um terminal de integração, com dois túneis de acesso, onde chegarão 12 linhas alimentadoras, sendo 9 de Marituba e 3 de Benevides”, explicou Eduardo Ribeiro.

O Governo do Estado tem trabalhado em parceria com os municípios da região metropolitana ao longo das obras na BR-316, no projeto de mobilidade que repercutirá na melhoria da qualidade de vida dos moradores desses municípios.

“Estou super feliz em ver, não só o projeto indo de vento em polpa, como também vendo como vai funcionar depois de pronto. O melhor é que nos próximos meses nós já vamos estar com todas as linhas funcionando. Eles me explicaram aqui como vão funcionar as linhas alimentadoras, saindo dos nossos bairros da cidade, indo até o terminal, pegando o ônibus no terminal e a pessoa indo até o seu destino final. Tudo isso com apenas uma passagem. Finalmente o problema de mobilidade, de transporte, está sendo resolvido graças ao Governador”, afirmou a prefeita Patrícia Alencar.

Novo Serviço
O Sistema Integrado de Transporte Metropolitano possibilitará a melhoria da oferta de transporte nos bairros dos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides, sem aumentar o número de ônibus no centro de Belém, com redução do tempo de viagem e pagamento de apenas uma passagem, melhorando as condições de mobilidade na Região Metropolitana de Belém.

As três linhas troncais que sairão de cada terminal irão percorrer a BR-316 e a Almirante Barroso, nas faixas exclusivas, sem enfrentar congestionamento. Uma delas irá até São Brás, parando em todas as Estações, e retornando na Praça da Leitura. As outras duas irão até o centro de Belém, sendo uma pela José Malcher, Doca, Ver-o-Peso, voltando pela Tamandaré e Gentil; e a outra pela Conselheiro, Padre Eutíquio, Praça da Bandeira, Dezesseis de Novembro, Praça Amazonas e Mundurucus. Essas linhas que vão para o centro irão parar apenas nos terminais e no Entroncamento. A partir de São Brás, farão os percursos pela faixa de ônibus à direita, parando nos pontos de ônibus na calçada.

Os usuários do Sistema Integrado podem sair de seus bairros nos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides em linhas alimentadoras que se dirigem até um dos terminais de integração, localizados na Rodovia BR-316, sendo um em Ananindeua (KM 6,5) e outro em Marituba (KM 10,7). No terminal, sem pagar outra passagem, o usuário pode passar para uma das 3 linhas troncais, que irão operar com ônibus troncal, que possuem portas dos dois lados e ar refrigerado, até o centro de Belém ou São Brás.

O Sistema Integrado terá duas áreas operacionais distintas, sendo uma no município de Ananindeua, com 10 linhas alimentadoras e 3 linhas troncais partindo do mesmo terminal de integração em Ananindeua. E a outra irá operar nos municípios de Marituba e Benevides com 12 linhas alimentadoras, sendo 9 em Marituba e 3 em Benevides, e 3 linhas troncais também partindo do mesmo terminal de integração, em Marituba.

Texto e fotos: Thaís Rezende/ Ascom NGTM