A qualquer hora do dia, tarde ou noite, quem trafega pela BR-316 pode ver operários trabalhando para o avanço das obras do BRT Metropolitano ao longo da rodovia. São mais de 1.500 trabalhadores e 280 máquinas atuando nas cerca de 30 frentes de obras. Atualmente, é realizada a construção das pistas de concreto, que já estão 70% executadas, passarelas, ciclovias, pavimentação, drenagem, entre outras, visando o objetivo final, que é proporcionar melhoria da mobilidade da população da região metropolitana de Belém.   
 
As obras de infraestrutura do corredor BR-316, além das faixas exclusivas de ônibus, preveem uma rede de drenagem em toda sua extensão e a implantação de cinco lançamentos para escoar as águas pluviais captadas pela rede. Muitas pessoas nem imaginam que boa parte das obras não estão na superfície da rodovia e que no subsolo está sendo implantado um sistema de drenagem completo, nunca antes projetado nos mais de 40 anos de existência da via.
 
“Além disso, será recuperado todo asfalto, assegurando em toda extensão da BR-316 três faixas de tráfego, assim como a implantação de ciclovias, calçadas, que juntamente com a iluminação e paisagismo, compõem a urbanização da via. Para os usuários do sistema BRT estão sendo construídas 13 passarelas e 13 estações para acessar os ônibus além de dois terminais de integração, sendo um em Ananindeua e um em Marituba”, explica o diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro.
 
A última medição do status da obra mostra que as obras dos terminais estão com cerca de 40% de avanço e seguem com terraplenagem e pavimentação dos pátios. As passagens inferiores estão com cerca de 60% executadas. As obras de passarelas estão com cerca de 34% de avanço, sendo que quatro delas já foram liberadas. As pistas do BRT estão com 70% de pavimento rígido concluído. Há também as obras civis do Centro de Controle Operacional (CCO), na Augusto Montenegro, que estão 90% executadas.
 
Obra necessária
 
A BR-316 é a principal via de acesso à Região Metropolitana de Belém e um dos trechos de BR mais movimentados do Brasil, com circulação média de 80 mil veículos por dia em ambos os sentidos, o que torna um grande desafio o planejamento e execução das obras. Existe um esforço contínuo do Governo do Estado, através dos órgãos que fazem a gestão do trecho delegado da rodovia, para reduzir os transtornos à população.
 
O Governador do Estado, Helder Barbalho, ressalta a importância dessa obra de grande porte, que trará benefícios à população. “Nunca foi feita uma obra dessa natureza e não se criou alternativa para fazer isso. Era necessário fazer. Quando iniciamos, tínhamos a informações que projeto estava pronto, mas tinham muitos problemas que precisavam ser cumpridos. Atrasou o prazo. O fato é que hoje a obra está trabalhando de manhã, tarde e noite, com 1.500 trabalhadores. Estamos comprando 265 ônibus novos com ar condicionado, Wi-Fi para a população”, ressaltou o governador.
 
De acordo com o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), o objetivo da obra é a melhoria da mobilidade da população da região metropolitana de Belém. A implantação do BRT Metropolitano vai fazer com que o tempo de viagem no transporte coletivo se reduza pela metade, proporcionando aos usuários melhor condição de mobilidade, com viagens mais rápidas, mais seguras e mais confortáveis.
 
“As obras da rodovia BR-316, entre os km 0 e km 10.8, trecho sob delegação do Estado, têm por objetivo a melhoria da infraestrutura da via para implantação do Sistema Troncal de Ônibus da Região Metropolitana de Belém (BRT Metropolitano), projeto de fundamental importância, considerando que cerca de 70% das pessoas que se deslocam dos municípios abrangidos nesta etapa de projeto ao centro de Belém utilizam o transporte coletivo. Nas condições anteriores da BR-316, pesquisas indicavam que os usuários passageiros ficavam até 5h dentro de um ônibus para fazer o percurso de ida e volta”, detalha Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM.
 
Texto: Thaís Rezende/ Ascom NGTM

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