O ano de 2022 foi marcado pela importante entrega da avenida padre Bruno Sechi, em Belém, grandes avanços nas obras do BRT Metropolitano e avenida Ananin, além de muitos desafios para o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). Após dois anos (2020 e 2021) comprometidos pela pandemia da Covid-19, 2022 foi um ano de retorno, ainda que gradual, no ritmo das obras gerenciadas pelo Núcleo na região metropolitana de Belém.

Foto: David Alves / Ag.ParáO saldo é positivo: atualmente trabalham nas obras gerenciadas pelo NGTM, direta ou indiretamente, cerca de 900 funcionários, que se revezam, inclusive em períodos noturnos, em duas frentes de trabalho, nas obras de reconstrução da rodovia BR-316, o que inclui a construção do pavimento rígido no canteiro central, sistema de drenagem, viaduto, terminais de integração e passagens inferiores (túneis) e na implantação da avenida Ananin.  

“O Governo do Estado avançou muito, considerando que estamos desde 2020 com três anos excepcionais para o mundo. A Covid teve repercussão também para a construção civil de um modo geral, isso afetou a parte da produção, transporte e, ainda passamos por períodos de instabilidade mundial, da crise internacional provocada pela guerra da Ucrânia, que continua afetando a cadeia produtiva, afetando preços e prazos. Este ano tivemos o início de retorno à normalidade”, afirmou o diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro.

Avenida Pe. Bruno Sechi - Em fevereiro desse ano, o NGTM entregou a nova avenida Padre Bruno Sechi, antiga Rua Yamada, que interliga a avenida Centenário com a rodovia Tapanã, no bairro do Bengui, em Belém. Ao todo, foram quase 10 km de obras e cerca de R$ 120 milhões investidos pelo Governo do Estado com as duas importantes vias. Na ocasião da entrega, o governador Helder Barbalho, autoridades e a população, participaram de um passeio ciclístico ao longo de toda a avenida.  

Nova avenida Padre Bruno Sechi é alternativa à avenida Augusto Montenegro e a Arthur Bernardes, interligando esses eixos viários e proporcionando melhoria direta para uma população em torno de 500 mil pessoasNova avenida Padre Bruno Sechi é alternativa à avenida Augusto Montenegro e a Arthur Bernardes, interligando esses eixos viários e proporcionando melhoria direta para uma população em torno de 500 mil pessoasFoto: Rodrigo Pinheiro / Ag.ParáUm dos desafios da duplicação da av. Padre Bruno foram os mais de 120 imóveis que precisaram ser desapropriados e demolidos por estarem na faixa de domínio da obra. A avenida é fundamental para a mobilidade urbana da capital, integra o sistema viário local do bairro do Bengui com repercussão tanto para o município de Belém como para a região metropolitana. Ela se firma como uma alternativa à avenida Augusto Montenegro e a Arthur Bernardes, interligando esses eixos viários e proporcionando melhoria direta para uma população em torno de 500 mil pessoas.

Ananin - As obras da avenida Ananin, em Ananindeua, avançam e a via começou a receber este mês de dezembro as primeiras camadas de asfalto. A nova rua Ananin vai interligar o Conjunto Guajará à rodovia BR-316 e, através do viaduto que está sendo construído na altura do Km 7, os ônibus e demais veículos também poderão acessar o futuro Terminal de Integração de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

As equipes de trabalho atuam em duas frentes: drenagem profunda, que está com 90% de execução; e, a preparação de sub-base, base e imprimação, para receber o asfalto. As obras representam um investimento de mais de R$ 11 milhões e têm previsão de entrega para o início de 2023.

BRT Metropolitano - Em 2022, as obras na BR-316 foram executadas em várias frentes de trabalho.

“Vamos finalizar o ano com o pavimento rígido no trecho entre as Estações 4 e 11 executados (o que representa 4 km). Também concluímos a escavação invertida das quatro passagens inferiores (Pis) de Ananindeua e Marituba. Concluímos o lançamento 6 da drenagem, no canal Maguariaçu. Estamos com obras no viaduto, demos início à drenagem longitudinal da bacia 5 (com desvio já pelas pistas de concreto), temos as obras civis dos terminais, drenagem interna dos terminais e o Centro de Controle de Operações (CCO) está praticamente concluído”, detalha Ribeiro.  

Quando concluída toda a obra, a rodovia vai contar com três faixas de asfalto para tráfego, duas faixas de concreto para os veículos do BRT, 13 estações de passageiros, 13 passarelas, ciclovia, calçada, nova iluminação, além de 2 terminais de integração, 4 passagens inferiores (túneis), um viaduto, o que vai possibilitar o transporte mais rápido, confortável e seguro para moradores dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.

Drenagem - Em novembro, o NGTM deu início a principal etapa do projeto de reconstrução da BR-316, a drenagem ao longo dos 11 primeiros km da rodovia, gerenciados pelo Estado. As obras de drenagem da BR-316 iniciaram entre os km 4,5 e 5,5 sentido Belém/Marituba, onde um desvio de carros para as pistas de concreto do BRT está ativo desde o dia 10 de novembro, quando foi iniciado o isolamento das duas faixas de asfalto para início das obras neste primeiro trecho.

Foto: Marco Santos / Ag. ParáOs serviços de drenagem são essenciais para resolver os problemas de alagamentos na pista e bacias no entorno da via. A mudança no trânsito é necessária para que seja executada a drenagem e conta com o trabalho integrado do Departamento de Trânsito (Detran/PA), Secretaria de Transportes (Setran) e a Polícia Militar (PM).

Túneis e terminais - Destaque importante para a finalização das escavações das quatro passagens inferiores (PIs), que permitirão que os ônibus do BRT acessem os terminais de integração de Ananindeua e Marituba sem interferir no trânsito da BR-316. A construção dos túneis não interferiu na rotina dos usuários da rodovia porque o NGTM utilizou metodologia de escavação invertida. Os túneis variam de extensão de 100 a 160 metros e possuem altura de 5,5 metros.

Foto: Marco Santos / Ag. ParáOs túneis permitirão o acesso dos ônibus do BRT aos terminais de integração de Ananindeua e Marituba, sem interferir com o trânsito da BR.  

O Terminal de Integração de Marituba fica no km 10 da BR-316, e tem duas plataformas e o prédio administrativo, com a Estação Cidadania. Nas plataformas, os ônibus alimentadores, que trarão passageiros de Marituba e também do município de Benevides, os levarão aos ônibus troncais, que seguirão para Belém. Já o Terminal de Integração de Ananindeua possui três plataformas (blocos), o prédio administrativo, onde funcionará também a bilheteria, lanchonete, bicicletário e a Estação Cidadania.

Foto: Marco Santos / Ag. ParáDesafios e conclusão - O objetivo final das obras é permitir a implantação do sistema troncal de ônibus de Belém (BRT Metropolitano) e assegurar melhores condições de mobilidade na RMB.

“Para 2023, a previsão é a conclusão das obras da BR-316, avenida Ananin e início das obras dos dois viadutos da BR: no cruzamento com a avenida Independência e no cruzamento com a PA-483 (Alça Viária)”, destaca ainda o diretor geral do NGTM.

Texto: Thaís Rezende/ Ascom NGTM
Fotos: Agência Pará

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