O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) abriram nesta sexta-feira (25) um novo retorno para veículos no quilômetro 8 da BR-316, em Ananindeua. A nova localização fica distante 400 metros da antiga e essa transferência foi necessária para o avanço das obras do BRT Metropolitano. 
 
“O retorno melhorou a fluidez do tráfego. Esse retorno já é o definitivo, que está projetado para quando o BRT estiver em operação. O principal motivo dele ter sido transferido é para que possamos dar continuidade nas obras do pavimento rígido e depois dar continuidade na parte de drenagem. Estamos seguindo o cronograma e onde nós pudermos implantar os retornos definitivos, já vamos fazer”, explica o diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro.  
 
No trecho onde funcionava o retorno antigo, em frente a uma loja de departamentos, será construído o pavimento rígido por onde vão trafegar os ônibus do BRT. Após construídas as pistas de concreto, estas servirão ainda de desvio para que as pistas de asfalto recebam o sistema de drenagem que a rodovia recebe. 
 
O novo retorno fica localizado ainda no km 8, 400 metros de distância do atual, próximo a uma loja de peças de motos no sentido entrada de Belém e em frente à Escola Raimundo Vera Cruz, no sentido saída da capital. 
 
Quando concluída toda a obra de requalificação, a rodovia vai contar com três faixas de asfalto para tráfego, duas faixas de concreto para os veículos do BRT, 13 estações de passageiros, 13 passarelas, ciclovia, calçada, nova iluminação, além de 2 terminais de integração, 4 passagens inferiores (túneis), um viaduto, o que vai possibilitar o transporte mais rápido, confortável e seguro para moradores dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Ao iniciar a operação dos ônibus do BRT, haverá melhoria da qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Belém.

Veja Também