O governo do Estado, por meio do Programa Asfalto Por Todo o Pará, prossegue as obras de infraestrutura urbana em todas as regiões. Na tarde desta segunda-feira (30), o governador Helder Barbalho participou da entrega da nova pavimentação de vias urbanas do Conjunto Tocantins, no distrito de Icoaraci, em Belém.

Nove vias, incluindo a rua principal, Dias da Fonseca, foram contempladas com obras de drenagem, terraplenagem, revestimento asfáltico com sinalização, meio-fio, sarjeta e calçada. Durante a entrega da obra, o governador externou a alegria em entregar mais uma obra importante para a qualidade de vida da população. “É um motivo de felicidade poder entregar esse benefício para esta comunidade. Realizar o sonho deste conjunto, que vira a página do abandono e da poeira, trazendo infraestrutura, bem-estar e qualidade de vida para a população, além de aumentar a autoestima da população, valorizando os imóveis, fazendo com que a comunidade possa estar feliz. Parabéns a todos que fizeram este momento”, ressaltou Helder Barbalho.

De acordo com o engenheiro civil Valdir Acatauassu, secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), responsável pela execução do Programa Asfalto Por Todo o Pará, a obra foi ampliada para garantir melhores condições aos moradores do Conjunto Tocantins. “O governador resolveu ampliar as obras para cobrir a totalidade do conjunto. O projeto atendeu tanto as vias transversais quanto a rua principal, que faz o escoamento para a Avenida Augusto Montenegro. Nós, da Sedop, ficamos satisfeitos por fazer parte deste projeto, atendendo a essa demanda da população”, afirmou o gestor.

Qualidade de vida - Para os moradores do Conjunto Tocantins, a urbanização concretiza um sonho antigo. Kátia Pinheiro, que reside há 28 anos na Rua Dias da Fonseca, a principal do Conjunto Tocantins, lembrou os problemas que vivenciou antes da intervenção estadual. “Quando vim pra cá era horrível. Era só tronco de árvore na rua, buraco e lama. As crianças não podiam brincar, porque quando chovia alagava tudo. Hoje, as crianças podem brincar, os idosos podem sentar nas portas das suas casas. Nossa comunidade está bem melhor. Só tenho a agradecer ao governo do Estado”, declarou a moradora.

Edivaldo Gomes também reside no local há mais de 20 anos, na Rua Dias da Fonseca. Para ele, as obras são um presente a todos os moradores. “Antigamente, era um absurdo andar aqui. Na época da chuva ficava tudo alagado. Hoje, ganhamos esse presente. Está tudo maravilhoso. Melhorou 100% do que era antes”, afirmou.

Por Matheus Rocha (SEDOP)

Veja Também