Foto: Marcelo Seabra / Ag. ParáPara o avanço das obras de drenagem na BR-316, em Ananindeua, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) promoverá o prolongamento do desvio já implantado entre os km 8 e 7, no sentido Marituba - Belém. A mudança começará a valer nesta sexta-feira (12). As obras de drenagem fazem parte do projeto de reestruturação dos 10,8 primeiros quilômetros da BR-316, delegados ao Estado.
Desde o dia 11 de março, o NGTM iniciou a drenagem no sentido entrada de Belém, na altura do km 8, e, para poder colocar a tubulação de drenagem na rodovia, precisou desviar o fluxo de veículos leves para as pistas de concreto do futuro BRT Metropolitano. A saída do desvio, que até então se dá antes do viaduto em construção na avenida Ananin, agora será estendido por mais 600 metros para o avanço das obras.
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará“O NGTM avança com mais uma etapa das obras de drenagem na rodovia, que quando concluídas, vão solucionar os alagamentos. Para esta etapa de drenagem, foi preciso construir, primeiramente, o pavimento rígido para manter as três faixas de tráfego e, assim, garantir a fluidez no trânsito e causar o mínimo de transtornos aos condutores”, afirmou o diretor geral do órgão, o engenheiro Eduardo Ribeiro.
Toda a sinalização vertical, horizontal e colocação de barreiras de concreto nas pistas para o desvio de trânsito será feita na noite e madrugada de quinta (11) para sexta-feira (12). Veículos que desejarem acessar a avenida Ananin ou os estabelecimentos que fiquem localizados no trecho devem se manter à direita e seguir pela pista liberada de asfalto.
Foto: Augusto Miranda / Ag. ParáPedestres e ciclistas terão o espaço para trafegar seguro. Haverá ainda mudança na parada de ônibus localizada no km 7, próximo a uma faculdade particular. Durante as obras de drenagem no trecho, a parada será realocada provisoriamente para uma área abaixo do viaduto, distante 100 metros do ponto onde se encontra atualmente.
Desvio de trânsito - Diante da necessidade de interdição de uma das três faixas de asfalto da via para a obra, o trânsito será desviado para as faixas de concreto do futuro corredor expresso do BRT, garantindo, assim, manter três faixas em funcionamento na BR-316.
Foto: Augusto Miranda / Ag. ParáA faixa de asfalto liberada será destinada a veículos pesados, ônibus e condutores que forem acessar a avenida Ananin e estabelecimentos comerciais situados no trecho. As duas faixas de concreto deverão ser utilizadas por carros pequenos e motocicletas.
A ação vai contar com o apoio do Departamento de Trânsito do Pará (DETRAN-PA), para viabilizar o início das atividades e garantir uma melhor fluidez no tráfego de veículos e segurança aos condutores.
Texto: Thais Rezende/ Ascom NGTM